Estrutura de Capital Como Determinante das Oportunidades de Crescimento nas Companhias Listadas na B3

O artigo "Estrutura de Capital Como Determinante das Oportunidades de Crescimento nas Companhias Listadas na B3" publicado por Arthur Frederico Lerner e Leonardo Flach na REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade em dezembro de 2022, é uma pesquisa que analisa como a forma que as companhias se endividam influencia suas oportunidades de crescimento.

Para alcançar seus objetivos, os autores coletaram dados de empresas listadas na B3 entre 2009 e 2020 e utilizaram regressão múltipla, por meio de dados em painel com série temporal empilhada. A variável dependente escolhida foi as oportunidades de crescimento, medida por meio do índice Market-to-book (MB) e Q de Tobin (Q). Já as variáveis independentes foram o Endividamento, Tamanho, Retorno sobre o ativo (ROA), Crescimento da Receita e Despesas de Capital (CAPEX).

Os resultados mostraram que o modelo do Market-to-book foi melhor explicado do que o modelo Q de Tobin pelas variáveis escolhidas. Em ambos os modelos, o endividamento e a rentabilidade (ROA) foram as variáveis com maior sensibilidade às oportunidades de crescimento. Empresas endividadas apresentaram melhores oportunidades de crescimento.

Esses resultados são importantes para que as empresas possam avaliar as melhores formas de financiamento para alcançar seus objetivos de crescimento. O estudo demonstra que o endividamento pode ser uma opção viável para empresas que buscam aumentar suas oportunidades de crescimento, desde que sejam gerenciados adequadamente.

Os autores destacam a importância de considerar as particularidades do mercado brasileiro, como a alta taxa de juros e a instabilidade econômica, ao analisar os resultados da pesquisa. Isso reforça a necessidade de se considerar o contexto em que as empresas operam ao tomar decisões financeiras.

Em resumo, o artigo "Estrutura de Capital Como Determinante das Oportunidades de Crescimento nas Companhias Listadas na B3" traz importantes insights sobre a relação entre a estrutura de capital e as oportunidades de crescimento das empresas listadas na B3. A pesquisa fornece informações valiosas para os gestores financeiros que buscam maximizar o crescimento e a rentabilidade de suas empresas.


link: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1492

Comentários

Postagens mais visitadas