A Importância da Auditoria


 

A Importância da Auditoria



   A filosofia da auditoria consiste em avaliar o sistema da empresa, em termos de controle, comunicação, adequação, aceitação e aplicação, se contribui para atingir os objetivos da empresa, se é possível assegurar a correta utilização dos recursos da empresa de natureza econômica, financeira e humana. Com a evolução do sistema capitalista surgiu a necessidade da auditoria externa ou independente. Antigamente as empresas pertenciam a grupos familiares, porém com o acirramento da concorrência e o desenvolvimento tecnológico, houve a necessidade de a necessidade de aprimorar os controles e procedimentos internos em geral com o objetivo de reduzir os custos e tornar, assim, os produtos e serviços mais competitivos no mercado.

            Estamos vivendo em um momento de estouro de vários escândalos financeiros e de alguma forma a contabilidade está envolvida. Podemos citar como exemplo a lavagem de dinheiro na Petrobras, os esquemas de sonegação de impostos junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), orgão ligado ao Ministério da Fazenda e também da FIFA, o órgão responsável pelo futebol mundial, com o pagamento de propinas para escolha do país sede da Copa do Mundo. Todos esses escândalos estão ligados à ética e a moral das pessoas envolvidas, mas se a contabilidade for aplicada de forma efetiva, no mínimo, irá diminuir a probabilidade de fraudes ocorrerem.

            Para ter maior segurança na hora da divulgação das informações financeiras das entidades, surge o papel da auditoria. Na auditoria interna atuam funcionários da própria empresa na busca de falha de procedimentos, otimização de processos e controles dos registros. Já na auditoria independente atuam profissionais sem nenhum vínculo com a entidade que utilizam-se de procedimentos técnicos específicos com a finalidade de atestar a adequação de um fato e imprimir-lhe confiabilidade.

            O Instituto de Governança Corporativa (IBGC) desenvolveu várias formas de tornar as práticas organizacionais melhores, mais adaptadas às novas demandas e à realidade  do mercado. Um dos princípios básicos de Governança Corporativa e, sem dúvida, o mais importante, é o da transparência que resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros. De fato, nos casos analisados e em outros esse é o princípio básico que mais falta nas entidades. As informações são omitidas ou distorcidas para a contabilidade, para as partes interessadas e toda a sociedade acaba afetada.

            Será que teriam ocorrido escândalos se as entidades como a Petrobras e os órgãos como o Carf e a FIFA, tivessem suas demonstrações contábeis controladas com rigidez desde sempre? A Operação Lava Jato da Polícia Federal e o trabalho dos auditores independentes ajudaram a esclarecer a baixa contábil de R$ 6.194 milhões nas demonstrações contábeis consolidadas referentes a gastos  adicionais capitalizados  indevidamente na aquisição de ativos imobilizados. Analisando os fatos, o trabalho dos auditores independentes ajudou a trazer maior credibilidade quanto aos valores perdidos com a corrupção.

            Por isso, a auditoria deve sempre ser sugerida como uma ferramenta indispensável para a transparência e prestação de contas, uma arma vital para a diferenciação. A sociedade brasileira ainda não evidenciou a importância da ciência da contabilidade muito menos da auditoria como parte dessa ciência. Por isso, é preciso que essa área do conhecimento seja mais divulgada no meio acadêmico e lugares afins. Os próprios profissionais devem reunir suas forças e mostrar para todos a importância do segmento. Talvez, assim, o governo e a sociedade deem a devida importância que essa área deveria receber, evitando assim que novos escândalos ocorram ou até mesmo evidenciando outros novos.

Arthur Frederico Lerner

Comentários

Postagens mais visitadas