Considerações Sobre o Planejamento de Auditoria


  

O planejamento de auditoria constitui uma parte importante do trabalho a ser executado na auditoria das demonstrações contábeis. Ele nada mais é do que estabelecer metas para que o serviço de auditoria seja de ótima qualidade e ao menor custo possível. Trata-se de uma metodologia de preparação de um serviço, que são os objetivos definidos, o roteiro, os métodos, planos e programas a serem observados por etapas e os processos de avaliação de que se atingiram as metas programadas.

 

O principal objetivo do planejamento de auditoria é que todos os testes e procedimentos sejam executados dentro dos prazos previamente estabelecidos. Além de estabelecer a extensão dos procedimentos de auditoria, evitando assim a sobrecarga de trabalho dos auditores e maior custo do serviço à empresa auditada. Durante o planejamento, também é discutido a natureza das operações, dos negócios e da forma de organização da empresa, procurando assim obter a maior cooperação de todas as pessoas que estarão envolvidas no processo de auditoria.

 

Para conhecer a empresa auditada, primeiramente é feita uma reunião entre os auditores e a gerência da empresa. Os auditores buscam as informações lendo pareceres de auditoria de anteriores, os relatórios de auditoria interna, ata de reunião de acionistas, documentos auxiliares de controle, legislação fiscal, normas de contabilidade vigente, visitando a fábrica, os principais departamentos da empresa e conversando com os gestores de cada área. Além de conhecer o mercado de atuação da empresa e seus principais concorrentes.

 

O planejamento de horas de serviço é baseado no volume de informações a serem analisadas considerando o tamanho da empresa. Além disso, também é levado em conta a confiabilidade dos controles internos da auditada, a experiência do auditor que executará o serviço e as informações obtidas nas reuniões com a gerência da empresa. É recomendável que o auditor mantenha um controle rígido e permanente do andamento do trabalho, e das horas efetivamente gastas, tendo em mente os trabalhos ainda pendentes de realização. A diretoria da empresa deve estar sempre informada da execução dos trabalhos, ajustando-se as possibilidades de alterações antecipadamente, evitando-se desperdício de tempo.

 

Os testes de auditoria são divididos nas áreas de controle interno, revisão analítica e testes detalhados. O objetivo da revisão analítica é determinar o relacionamento entre as diversas contas contábeis e averiguar as causas das flutuações anormais. Por conseguinte, esses testes indicam ao auditor externo as áreas com possíveis problemas e onde deverão ser realizados maior número de testes detalhados.

 

Pelo fato do serviço de auditoria não ser barato, é importante que os funcionários da auditada atendam com eficiência e no prazo os pedidos dos auditores. Além disso, também há uma necessidade de alto investimento no treinamento e formação contínua dos auditores. Em caso de alguma tarefa ser muito complexa pode haver a necessidade de auxílio de especialistas.

 

O planejamento de auditoria mal elaborado pode acarretar no não cumprimento dos prazos acordados para execução do trabalho, sobrecarga de serviço do auditores, planejamento errado do volume de horas, não identificação prévia de possíveis problemas, retrabalho por parte dos auditores e auditados, entre outros.

Aline Araujo e Arthur Lerner

Comentários

Postagens mais visitadas